fbpx

Saiu de casa? Quais cuidados você deve tomar ao retornar


Atualmente vivemos tempos difíceis, o mundo está em estado de alerta máximo, devido a pandemia do Covid-19. Nesse momento, é muito importante ficar atento às orientações dos especialistas evitar o contágio e proliferação do vírus.

Para o seu bem, se possível, fique dentro casa. A atitude evita a circulação do novo coronavírus, o que diminui o ritmo de novos casos da Covid-19. Mas sabemos também que em algum momento, a saída para a rua precisará acontecer. Seja para repor os alimentos da dispensa ou para compra de algum produto necessário.

Além disso, há inúmeras pessoas que trabalham em serviços essenciais que não conseguirão ficar em isolamento domiciliar, como os profissionais de saúde, funcionários de farmácias e drogarias, motoboys, profissionais da limpeza, atendentes de supermercados e por aí vai.

Reforçamos que é essencial que você carregue um frasquinho de álcool em gel, de preferência 70%, por onde for. Assim, ao tocar no botão do elevador, pegar algum objeto e abrir portas, você garante a higiene das mãos – uma medida crucial contra a propagação do coronavírus.

Mas atenção, se você saiu de casa há cuidados essenciais que devem ser tomadas ao retornar. Abaixo listamos quais são eles

1- Retire os sapatos para entrar em casa
Os calçados podem servir de meios de transportes para o vírus. O correto é deixá-los para fora de casa – se possível, separe um par específico para ser utilizado sempre que você sair. Uma boa dica é manter uma pequena sapateira na porta.
Se não for utilizar o sapato tão cedo, pode entrar com ele nas mãos e ir para a lavanderia. Lá, limpe-o bem e, em seguida, guarde-o com os outros sapatos.

2- Tire as roupas e tome um banho imediatamente
Para evitar a propagação do novo coronavírus, outra recomendação é colocar as roupas direto no cesto de peças sujas. Melhor ainda, é jogar na máquina de lavar e feche a tampa. Espere acumular uma boa quantidade e lave tudo.
O passo seguinte é tomar um belo banho. Só tenha contato com as outras pessoas da casa após essa higienização. Antes do banho, evite colocar as mãos no rosto ou mesmo nas paredes ou móveis da casa.
E foco constante na lavagem das mãos. Bastam água e sabão (qualquer um) para mantê-las limpinhas.

3- Limpe sua bolsa ou mochila
Ela pode encostar em muita coisa até chegar em casa. Por isso, limpe-as com álcool 70 ou algum produto específico para essa finalidade. Ainda há a opção de preparar uma solução com água e gotinhas de detergente. É só passar na bolsa com um pano.
Importante: arranje algum lugar em que consiga pendurá-la. Serve um cabide mesmo. Assim, não há risco de o acessório contaminar superfícies como sofás, mesas e cadeiras.

4- Higienize tudo aquilo que tocar
Assim que entrar em casa, limpe a maçaneta. E faça o mesmo com qualquer objeto em que, porventura, você encoste antes de lavar as mãos com água e sabão – a exemplo de telefone, controle remoto e afins.
Limpar a casa uma vez ao dia já está suficiente. E não precisa fazer nada de outro mundo: só varrer e utilizar um pano úmido. No piso, pode-se usar um desinfetante comum, Lysoform ou água sanitária, respeitando as instruções de diluição presentes na embalagem
Para não ter que realizar esse procedimento mais vezes, respeite a dica de não entrar em casa com os sapatos – apenas de meia ou descalço.

5- Fez compras no mercado? Limpe as sacolas e todas as embalagens
Tem que limpar tudo mesmo! As caixas de leite, latas de milho e ervilhas, potes de iogurte, vidros de geleia e azeitonas, embalagens de catchup e maionese, garrafas de suco… Enfim, na medida do possível, lave tudo o que vier de fora com água e detergente. Depois, é só secar e guardar.

Mantendo estes cuidados você estará protegendo não só a si próprio, mas também, todos aqueles que residem com você. Todo cuidado é necessário.

Rápido, prático e eficaz

solicite agora um orçamento